ANUNCIE AQUI!

Por falta de quorum não acontece eleição no Consisal


Cecília continua presidente até a próxima eleição dentro de quarenta dias.
eleição da consisal -2
Apenas seis prefeitos de um total de 14 estiveram presentes nesta quinta-feira (24) na Assembléia Extraordinária do Consisal, convocada para eleição e posse da nova diretoria para o próximo biênio 2013/2014. Por falta de quorum, não pôde ser instalada a Assembléia e não houve eleição. As prefeituras consorciadas presentes na Assembléia foram Cansanção, Candeal, Itiúba  Monte Santo, Nordestina e Valente. Para instalar, precisaria ter no mínimo oito prefeitos.
eleição da consisal - des
Segundo o Estatuto, para que a Assembléia aconteça é preciso que 3/5 dos sócios estejam presentes. Não foi esse o caso.

Durante discurso, a ex-prefeita Cecília Petrina salientou que o fato de algumas prefeituras faltarem não significa fraqueza do Consórcio. “Pelo contrário, entramos esse ano com uma carteira grande de projetos. O Consisal vai crescer em número de prefeituras e em volume de projeto movimentados na região”, afirmou. Como exemplo, ela citou o projeto de cisternas que há previsão de mais de 20 milhões para este ano.
eleição da consisal -4
A próxima Assembléia será realizada no dia 01 de março, em  Itiúba. A novidade é que na próxima Assembléia talvez seja possível que novas prefeituras entrem no Consisal e estejam aptas a votarem. “É possível que o número de sócios cresça quase 50%, já para a próxima Assembléia, com direito a voz e voto. Precisamos que nossa assessoria jurídica interprete essa questão adequadamente”, Afirma o Secretário Executivo José Silva.

“Eu acredito muito no Consórcio. Mas a gente fica triste quando marcamos uma Assembléia há mais de um mês e os municípios faltam. O consócio somente vai ser forte se os municípios quiserem que seja. Nessas assembléias com prefeitos desenvolvemos ações e traçamos políticas para nos fortalecermos”, disse Ismael Ferreira.

O Consisal é um Consórcio Público de Prefeituras e tem 14 associadas atualmente. Segundo edital de eleição e posse, os prefeitos aptos a votarem atualmente, seriam: Valente, Araci, Candeal, Cansanção, Itiuba, Queimadas, Serrinha e Teofilandia. Depois da publicação do edital, as cidades de Lamarão e Barrocas chegaram a quitar, conforme estatuto, as mensalidade para votarem na eleição.
eleição da consisal -3

Eleição:

Há princípio, duas tendências do mesmo partido disputavam nos bastidores os votos dos prefeitos. Uma tendências liderada pelo prefeito de Serrinha, Osni Cardoso. A outra é um grupo de prefeitos que articulam em favor do prefeito de Valente, Ismael Ferreira. Os dois que estão na disputa são do Partido dos Trabalhadores (PT). Apesar da disputa, os dois lados falam que estão abertos a um acordo para uma chapa consenso.

Por: Cléber Silva
Share on Google Plus

About BLOG DO UDENILSON