POLICIAL

[POLICIAL][list]

business

CULTURA

Cardeal que acobertou casos de pedofilia participará da eleição do novo papa

Cardeal que acobertou casos de pedofilia participará da eleição do novo papa
O cardeal e ex-arcebispo de Los Angeles Roger Mahony, em cuja gestão ocorreram centenas de casos de abusos de menores por parte de sacerdotes, estará no conclave que elegerá o novo papa. De acordo com o jornal italiano La Repubblica, a associação americana "Catholics United" e os representantes das vítimas de casos de padres pedófilos pediram para que Mahony não participe da eleição do pontífice.

O cardeal não denunciou às autoridades alguns dos casos de abuso sexual de sacerdotes ocorridos há várias décadas, e por isso foi suspenso de suas funções na arquidiocese de Los Angeles pelo arcebispo José Gómez. De acordo com a agência EFE, após o anúncio de renúncia de Bento 16, Mahony qualificou o papa como um "extraordinário sucessor de João Paulo II" e manifestou sua intenção de participar da eleição do próximo pontífice.

"Planejo viajar em breve a Roma para agradecer pelo serviço que prestou à igreja Bento XVI e participar da eleição" de seu sucessor, acrescentou em comunicado. No entanto, o membro da alta cúpula da Igreja Católica terá que testemunhar antes de viajar a Roma, em 23 de fevereiro, pelo caso de abusos por parte de padres da arquidiocese que administrava.

B.N

three columns

cars

ANUNCIE AQUI!

grids

ANUNCIE AQUI

health

ITIÚBA