ANUNCIE AQUI!

Cardeais elegem novo papa, e chaminé solta fumaça branca

Os 115 cardeais de todo o mundo reunidos na Capela Sistina desde terça-feira (12) chegaram a um consenso e elegeram um papa. A identidade do novo líder da Igreja Católica Romana deverá ser divulgada em minutos. O religioso, depois, fará uma saudação aos milhares de fieis que se reúnem na praça São Pedro, no Vaticano.

Conforme a tradição, o resultado foi anunciado por meio da emissão de uma fumaça artificialmente colorida de branco, pela chaminé da Capela Sistina. Nos dias anteriores, quando os escrutínios terminaram sem um consenso, a fumaça expelida era de coloração preta.

O resultado foi confirmado pelo som dos sinos da Basílica de São Pedro.

O eleito precisou obter ao menos 77 votos.

Durante o conclave, os cardeais permanecem em absoluto isolamento, impedidos de vazar informações sobre as votações, sob pena de excomunhão. Eles foram vistos pela última vez na terça-feira, quando fizeram uma procissão rumo à Capela Sistina e deram início aos trabalhos.

Neste período, os cardeais ficam hospedados na Casa de Santa Marta, dentro do Vaticano. Lá, os quartos são sorteados, para que ninguém possa escolher seu vizinho, e não há telefone ou internet disponíveis.

Em 2005, o cardeal Joseph Ratzinger foi escolhido como papa em três dias de votação.

Editoria de Arte/Folhapress
Share on Google Plus

About BLOG DO UDENILSON