POLICIAL

[POLICIAL][threecolumns]

POLÍTICA

[POLÍTICA] [threecolumns]

ANUNCIANTES

ITIÚBA-BA - CADÊ A DEFESA CIVIL? PREVENIR É PRECISO, FISCALIZAR AS ÁREAS DE RISCO TAMBÉM!!!!

[... O centro da cidade de Itiúba ficou alagado no durante a chuva na manhã de terça-feira. A chuva durou cerca de 30 a 40 minutos e alagando vários pontos do município, ruas como São Gonçalo I e II, teve uma grande quantidade de lama e lixo que invadiu casas e deixando as ruas cobertas de areia que foi arrastada pela chuva...]

01 pessoa ficou ferida e parar no hospital


adaptação: Udenilson

PARA QUE SERVE A DEFESA CIVIL?


• Você sabe o que é um desastre?

- Um desastre é um acontecimento que causa grandes estragos materiais e coloca em risco a vida de várias pessoas. Por exemplo, no Brasil enfrentamos situações como as chuvas fortes, ventanias, enchentes, desabamentos, incêndios, acidentes de trânsito e também acidentes com produtos que podem ser muito perigosos (gás de cozinha, álcool, querosene, fósforo e remédios, por exemplo).

• Para que serve a Defesa Civil?
- A Defesa Civil é um órgão do Governo (federal, estadual ou municipal) que trabalha antes, durante e depois de um desastre.

- Trabalha antes, ensinando as pessoas tudo o que devem fazer para evitar desastres; por meio de palestras, distribuição de cartilhas e folders e também realizando cursos. Assim, as pessoas ficam preparadas e não são colhidas de surpresa. Isso é a chamado de “Prevenção”.

- Trabalha durante, auxiliando outros órgãos como os Bombeiros, a Polícia e outros a socorrerem pessoas que foram atingidas por desastres, dando toda a ajuda necessária e chamando outras instituições que podem ajudar também. Chamamos essa ação de “Socorro”.

- Trabalha após um desastre, quando auxilia as pessoas que perderam suas casas, colocando-as em abrigos e fornecendo alimentos, roupas, cobertores, colchões para que possam ir vivendo até retornarem para suas casas. Além disso, coordena e organiza o recebimento das doações e o trabalho de várias pessoas, como médicos, assistentes sociais, psicólogos, voluntários e todos aqueles que estarão trabalhando para ajudar e cuidar
dos desabrigados. Esse é o trabalho de “Assistência”.

- Quando o desastre acaba, o trabalho da Defesa Civil ainda continua, até que consiga deixar as pessoas tranqüilas e os locais atingidos em ordem novamente. Para isso, precisa restaurar os serviços essenciais como água, energia elétrica e telefone, reconstruir casas, pontes, galerias de água e esgoto, sempre trabalhando em conjunto com vários segmentos da sociedade. É um trabalho um pouco mais demorado, mas muito importante que é chamado de “Reconstrução”.

• Como você pode ajudar?
- É muito simples: procure estar bem informado sobre os problemas que existem no lugar onde você vive, pois assim você pode se preparar melhor para enfrentá-los com muito mais tranqüilidade.

- Procure a Defesa Civil, ou os Policiais para que possam orientá-lo e ensiná-lo como cuidar melhor de você, dos seus amigos e da sua família. Você será orientado também sobre como poderá participar e colaborar em situações emergenciais.

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
A N U N C I E A Q U I
ANUNCIE AQUI!