POLICIAL

[POLICIAL][threecolumns]

POLÍTICA

[POLÍTICA] [threecolumns]

ANUNCIANTES

A UNEB/Campus VII – Senhor do Bonfim, sedia o I Congresso Regional de Enfermagem – III Semana de Enfermagem, encerrando suas atividades com uma avaliação positiva.


Comemorando a 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, o Grupo de Pesquisa sobre Cuidado em Enfermagem (GPCEnf) e a Comissão da Semana de Enfermagem da UNEB - Campus VII Senhor do Bonfim, promoveram o I Congresso Regional de Enfermagem - III Semana de Enfermagem da UNEB/Campus VII que aconteceu entre os dias 14 e 16 de maio de 2013 no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho em Senhor do Bonfim - Bahia.

O I Congresso Regional de Enfermagem - III Semana de Enfermagem da UNEB/Campus VII teve como tema - Cuidado de Enfermagem: dilemas entre o relacional e o técnico. O evento foi uma oportunidade de troca de conhecimentos e experiência entre os participantes – estudantes e profissionais de enfermagem, além da discussão de temas como o trabalho da enfermeira, a valorização do trabalho dos profissionais de enfermagem, a integralidade do cuidar, práticas complementares de cuidado a saúde, o ser na profissão, a formação profissional, o cuidado a pessoa com deficiência, além da apresentação de trabalhos na modalidade pôster e comunicação coordenada.

No dia 14 ocorreram quatro cursos pré-congresso, com salas lotadas! Nos dias seguintes aconteceram duas conferências, uma mesa redonda e seis palestras, além de 45 trabalhos apresentados na modalidade pôster e nove trabalhos como comunicação coordenada com premiação dos quatro melhores trabalhos, sendo estes, resultados de pesquisas realizadas por acadêmicos e egressos do Curso de Enfermagem do próprio Campus VII, além de trabalhos de estudantes e profissionais de instituições de ensino e assistência das cidades de Petrolina, Feira de Santana e Salvador. O evento contou com um total aproximado de 200 inscritos entre estudantes e profissionais de enfermagem.

A Solenidade de Abertura contou com a presença da Diretora do Departamento de Educação UNEB/Campus VII Profª Norma Leite Martins de Carvalho, o Coordenador do I Congresso Regional de Enfermagem o Prof°. Rudval Souza da Silva, o Prefeito Municipal o Sr. Edivaldo Martins Correia, o Secretário Municipal de Saúde Sr. Washington Luís Sobreira, a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia Enfª Maria Luíza de Almeida Castro, a qual também proferiu a conferência magna sobre o tema central do Congresso. Em sua fala a Enfª Maria Luiza parabenizou a comissão organizadora pela realização do I Congresso Regional de Enfermagem - III semana de enfermagem da UNEB/Campus VII e ressaltou a importância na realização de um congresso desse porte, para o crescimento da profissão, com o despertar de um pensamento crítico e reflexivo acerca da organização social e política da Enfermagem.

O primeiro dia do Congresso contou a participação da Prof. Maria Auxiliadora Córdova Christófaro da Universidade Federal de Minas Gerais e também Consultora do Ministério da Saúde, com a Prof. Tatiane Araújo da Escola Bahia de Medicina e Saúde Pública debatendo numa mesa redonda sobre a precarização do trabalho da enfermagem. Teve também como palestrantes as Enfermeiras Juliana Amaral, Aisiane Cedras, Laura Emmanuela Costa e Amanda Figueiroa e a Profª Drª Alda Pepe – Conselheira do Conselho Estadual de Educação.

O segundo dia contou a ilustre presença do Diretor Científicos da FAPESB o Enf°. Eduardo Nagiby Boery ministrando a palestra cujo tema foi: Programa Ciências sem Fronteiras: consolidando, expandindo e internacionalizando a ciência e a tecnologia por meio do intercâmbio. Teve também como palestrantes a Enfª Rita Boery da UESB, e as Enfermeiras e Professoras Cristina Melo e Edméia Coelho da Escola de Enfermagem da UFBA e a conferência de encerramento com a Enfermeira e Terapeuta Joana Galo - Hospital Aliança, tratando acerca do cuidando do cuidador – O SER na profissão.

A programação possibilitou o despertar para reflexões dos discentes e profissionais de enfermagem ali presentes, acerca da importância de buscar cada vez mais atividades extensionistas para o crescimento profissional e uma organização social e política da profissão de Enfermeira(o).

O evento foi um momento ímpar na vida dos acadêmicos de enfermagem, docente e profissionais da saúde, permitindo momentos de discussão, ampliação e difusão de novas informações, contribuindo desta forma para o desenvolvimento na área da ENFERMAGEM.
 
 TEXTO: Débora Silva – Acadêmica de Enfermagem - 7° Semestre

Mykaelle Almeida Salgado

Graduanda em Enfermagem - UNEB
(74) 91113190
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
A N U N C I E A Q U I
ANUNCIE AQUI!