POLICIAL

[POLICIAL][threecolumns]

POLÍTICA

[POLÍTICA] [threecolumns]

ANUNCIANTES

Brasileiro apresenta moção pelos 55 anos de emancipação de Cansanção

O deputado Carlos Brasileiro apresentou, na Assembleia Legislativa, moção de congratulações pelos 55 anos de emancipação política de Cansanção, comemorado neste dia 12 de agosto. Atualmente com mais de 33 mil habitantes, trata-se de um importante município do Território do Sisal, localizado a 346 quilômetros de Salvador.

Brasileiro lembrou que mesmo comemorando cinco décadas e meia de emancipação política, a história desta terra sertaneja advém desde o final do século XIX, quando era fração de uma antiga fazenda de mesmo nome, e de propriedade de Luiz Buraqueira. Naquele pedaço de terra fixaram moradia mais alguns precursores como os Srs. José Ambrósio Modesto, Domingos Manoel de Jesus, Isidoro Modesto e Lúcio Silva. Por volta de 1896, já possuía características de um pequeno povoado, ponto de repouso das tropas federais que seguiam de Queimadas para Monte Santo a fim de combater os jagunços de Antônio Conselheiro na cidade de Canudos.

O nome do Município foi herdado da antiga fazenda da qual pertencia, Fazenda Cansanção, cuja denominação é fruto da vasta quantidade de pés de uma espécie de planta urticária presente na região, batizada do mesmo nome. O desenvolvimento da antiga Vila se deu do trabalho braçal, na roça, das primeiras famílias que ali habitavam, tanto na cultura do feijão, mandioca, como do milho, e ainda da criação dos pequenos rebanhos de gado e outros tipos de animais.

Já na década de 1930, o povoado passou à categoria de Vila, integrada ao município de Monte Santo, período em que a região era constantemente desassossegada pelos jagunços de Lampião. Foi quando em 1938, chegava à Vila, um personagem decisivo para o desenvolvimento e independência política do então futuro município, o Sr. João Andrade, antigo comerciante da região. A emancipação definitiva veio em 12 de agosto de 1958, sendo eleito primeiro prefeito João Andrade.

Assessoria de Comunicação
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
A N U N C I E A Q U I
ANUNCIE AQUI!