technology

POLICIAL

business

CULTURA

POR FELIPE BAUDOUIN

COMO OS SMARTPHONES MUDARAM A MANEIRA COMO AS PESSOAS INTERAGEM ENTRE SI

Uma visão geral de como a comunicação tornou-se mais fácil do que nunca, comparando algumas das maneiras que o Android, a BlackBerry, e o iPhone interagem em serviços de mensagem e emails.

Se você ainda não tem um smartphone, é provável que você ainda não conheça o mundo como ele realmente é. Sabe a sua máquina fotográfica? O smartphone tem uma, muito melhor, com mais resolução, e tantos tipos de aplicativos que transformam, moldam, melhoram e redefinem suas fotos que é melhor nem começar a listá-los. Agenda? O smartphone não só armazena tudo o que você precisa, como também te avisa do próximo compromisso e é até capaz de guiá-lo, mostrando o caminho mais curto ou menos engarrafado. Os smartphones estão mudando a maneira como interagimos, não só na internet, mas também pessoalmente. Eles não são mais um novo tipo de telefone, mas hoje ocupam status de necessidade.

De emails pessoais e profissionais, a contatos dos mais variados tipos através das redes sociais, as pessoas hoje usam os smartphones tanto para falar quanto também para interagir, exibir gostos, encontrar lugares de interesse, descontos, enfim... se você precisa ou deseja estar antenado a todo momento, o smartphone será seu companheiro inseparável: você pode estar online a todo momento, o dia inteiro.

Muito em breve sua conta bancária será movimentada diretamente através de seu smartphone. Cartão de crédito para que se você pode simplesmente baixar um aplicativo de pagamento móvel, digitar sua senha no visor e instantaneamente o jantar, o par de sapatos novos, e até o supermercado (porque não?) estarão pagos. Claro, para isso, tenha dinheiro na conta ou crédito na praça, por favor...

A principal diferente entre os muitos smartphones hoje existentes talvez esteja mesmo na maneira como interagimos via email. Isso porque um BlackBerry é uma ferramenta de email corporativo que funciona entre servidores dedicados com um dispositivo móvel que serve apenas como interface. Enquanto isso, Android e iPhone são como computadores móveis – você instala o aplicativo de email que mais lhe agrade e os acessa via internet sem fio. Se você precisa receber e enviar emails constantemente, o melhor seria que utilizasse um BlackBerry. Isto porque todos sabem que um aplicativo de email acessado via web pode funcionar as mil maravilhas num dia enquanto num outro o servidor simplesmente cai e você fica horas sem acesso. O BlackBerry, com seu servidor dedicado, nunca te deixará na mão nesse quesito. O mesmo vale para suas mensagens de texto.

Existem subterfúgios, como criar atalhos e armazená-los em seu Android ou iPhone; ou, se você gostaria de usar um teclado físico mas não tem um BlackBerry, pode-se adquirir um Swipe para Android, ou um teclado iOS para seu iPhone. Mas o fato é que se você passa o dia todo enviando mensagens e emails e precisa estar conectado o tempo todo, nada substitui a segurança do servidor dedicado e o conforto do teclado físico de um BlackBerry.

three columns

cars

ANUNCIE AQUI!

grids

ANUNCIE AQUI

health

ITIÚBA