POLICIAL

[POLICIAL][threecolumns]

POLÍTICA

[POLÍTICA] [threecolumns]

ANUNCIANTES

Equipes do Sanear Mais Bahia iniciam visitas aos municípios

26 técnicos vão se reunir com os prefeitos para traçar as estratégias para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico

As equipes do Programa Sanear Mais Bahia, parceria entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia e Fundação Nacional da Saúde, começam as visitas às prefeituras dos 50 municípios baianos que terão auxílio na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico nesta segunda-feira (22). O primeiro contato terá como objetivo reunir com prefeitos, secretários e equipes e definir a composição dos comitês municipais, além de definir as contrapartidas das prefeituras e a logística para realização do trabalho.

O programa vai beneficiar cidades baianas com população abaixo de 50 mil habitantes. Os municípios foram definidos a partir de critérios técnicos como maior população rural, baixos índices de cobertura de serviços públicos, menor IDH e incidência de diarreias entre a população. O Sanear Mais Bahia é um projeto com formato pioneiro que busca justamente suprir a falta de engenheiros e técnicos em cidades pequenas. Dos 417 municípios baianos, 373 têm população abaixo de 50 mil habitantes, 309 dependem exclusivamente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para se manter e 265 encontram-se na região do semiárido.
O Município de Itiúba não está não relação!
A equipe do Sanear Mais Bahia, formada por 26 profissionais, entre coordenadores e técnicos das áreas de engenharia e social farão os primeiros contatos para, a seguir, serem iniciados os trabalhos de campo. As primeiras cidades a serem visitadas são Ubaíra, Cravolândia, Itaquara, Maracás, Lafaiete Coutinho, Lajedo, Teofilândia, Filadelfia, Ponto Novo, Nordestina, Ricachão do Jacuípe, Ichu, Candeal, Nova Canaã, Malhada, São Sebastião do Passé, Palmas, barrocas, Biritinga, Caldeiras e Queimadas.

Segundo a coordenadora técnica-social do projeto, Angela Damasceno, o trabalho inicial vai durar duas semanas. O objetivo é que dentro de nove meses os municípios já tenham elaborado seus PMSB’s, para serem apresentados à sociedade nas câmaras de vereadores. Os municípios serão obrigados a garantir a divulgação dos trabalhos, estrutura física, indicação de representantes e participar diretamente da elaboração do PMSB.  O Sanear Mais Bahia beneficiará cerca de 900 mil baianos, cobrindo uma área de 42.700 km2.

Desde fevereiro quando a parceria entre o Crea e a Funasa foi anunciada que vêm sendo realizadas atividades preparatórias para traçar as estratégias para planejar e executar as ações de comunicação,  logística e os procedimentos para a elaboração dos planos. As equipes do projeto foram treinadas dentro da estrutura do Crea-BA.

Segundo o chefe de Gabinete do Crea-BA, Herbert Oliveira, responsável pelo Programa, o Sanear Mais Bahia é o projeto com maior relevância social do conselho e vai ajudar a transferir mão de obra capacitada ao interior do Estado. “O Crea possui o registro de 8 mil profissionais das áreas de civil, sanitária e ambiental. No interior, são apenas 500 profissionais para atender 373 municípios. 65% dos profissionais estão na região metropolitana de Salvador”. 

Sobre o Sanear Mais Bahia

O Programa Sanear Mais Bahia foi criado com o objetivo de auxiliar os municípios no atendimento ao disposto na lei 11.445, que torna imprescindível para liberação de recursos federais, a partir de dezembro de 2015, a existência de Planos Municipais de Saneamento Básico.

O Crea-BA e a Funasa assinaram um convênio de cooperação técnica que prevê a capacitação e assessoramento técnico de 50 municípios baianos com população inferior a 50 mil habitantes. O programa Sanear Mais Bahia visa, entre outros objetivos, garantir melhores condições de vida às populações que residem em cidades com baixos índices de desenvolvimento.


Ascom Crea-BA

Coordenadora: Daniela Biscarde - 71 3453-8912

Mais informações

Chico Araujo (MT-Selling 1355) - 71 9137-5222 / 8856-6680
ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
A N U N C I E A Q U I
ANUNCIE AQUI!