Top Ad 728x90

ANUNCIE AQUI

TV ITIÚBA

11 de outubro de 2014

Protestos e Manifestações - qual é sua postura como blogueiro?

Qual é a sua postura diante dos protestos e manifestos que ganham as redes sociais e as ruas? Principalmente, quando os movimentos começam a ganhar força e atingir causas mais nobres de interesse de todos, como a liberdade de expressão (diga-se, de protestar), o descontentamento com um governo corrupto, a constante alta da inflação, a precariedade dos serviços públicos e uma polícia intimidadora como nos tempos da ditadura, sem contar outros pontos que poderiam ser citados. O que você faz? Qual é a sua postura como blogueiro? Vejamos alguns posicionamentos:

BLOGUEIRO SURDO, CEGO E MUDO
Não ouve, não vê e não fala. Ops! Também não escreve.
Alguns blogueiros preferem se calar diante das manifestações, protestos e movimentos sociais que ganham repercussão em seu meio social. Agem como se nada estivesse acontecendo. Você não conhece a opinião deles e nem mesmo sabe se eles estão sabendo o que está acontecendo, tamanha é a inércia. Não publicam nada em seu blog e nem mesmo em seus perfis pessoais. Se você acessar o blog ou o perfil, verá o mesmo assunto de sempre, quer dizer, os posts sobre o tema do seu amado e querido bloguinho.

BLOGUEIRO REPLICÃO
O famoso Ctrl+c & Ctrl+v
Ele não fica aquém do que está acontecendo, mas replica em seu blog tudo o que vê. Nesse caso, você não irá encontrar um só texto que seja do blogueiro. Os artigos publicados no blog são, nada mais nada menos, do que posts que ele encontra na internet e replica. E, aí! Você vai encontrar de tudo, menos a opinião do blogueiro.

BLOGUEIRO MARIA VAI COM AS OUTRAS
Não pensa por si mesmo


Ele começa a participar da movimentação, mas fica claramente do lado de uma das partes. Por influência, é claro! Porém, basta uma opinião mais forte sobre o assunto e lá vai ele, abanar o rabinho e mudar o que pensa sobre o que está acontecendo. É claro que ele vai ficar do lado mais vantajoso. E, se as coisas mudarem outra vez, ele muda também. Ele não tem opinião própria, acompanha o que está sempre em maior evidência. O Datena, apresentador de telejornal, fez isso e não pegou bem! Que feio.

BLOGUEIRO BANANA
Aquele que adora ficar em cima do muro

Ele não tem coragem de se posicionar. Prefere ficar em cima do muro e ter uma opinião que não desagrade nenhuma das partes e que não o comprometa. Afinal, se desgastar pra que, né? Se tomar partido de alguém irá pegar mal pra ele, então, não tem porque se posicionar. Ele sempre procura agradar as duas partes tentando conciliar as coisas que tudo ficará bem. Ledo engano, o leitor não está à procura de um blogueiro banana.

BLOGUEIRO BRIGÃO
Provocador e polêmico, gosta de aparecer
Esse não tem papas na língua. Ele se posiciona e parte para o ataque, não deixa barato! Você o verá nas discussões mais calorosas em seu blog e em seu perfil pessoal. O brigão pode até se exceder, na verdade, ele vai se exceder!

BLOGUEIRO TÍMIDO
Aqui as coisas começam a melhorar. Ainda que a abordagem seja simples, o blogueiro não deixa de expressar sua opinião. Ele fica atento aos acontecimentos, aos fatos e compartilha com seus leitores a sua visão a respeito do assunto e contribui para a reflexão e para a construção de uma sociedade melhor.

ENFIM, O BLOGUEIRO FORMADOR DE OPINIÃO
Não consigo pensar na figura de um blogueiro que se cala e que não se propõe a participar da construção de ideias que visem melhorar o meio em que vive, seja ele no mundo real ou virtual. Em outras palavras, todo aquele que se dispõe a criar um blog, presume-se que é porque tem algo a dizer, pelo menos deveria ter. Ah, mas o meu blog não aborda temas políticos e sociais! O Dicas Blogger também não, mas como você pode ver, encontrei um jeito de, como metablogger, participar desta discussão.

Além disso, como blogueiros, devemos ser os primeiros a nos manifestarmos sobre qualquer tipo de intimidação de direitos, inclusive o de protestar. Nós temos o direito à liberdade de expressão e não podemos abrir mão disso. A não ser que, no futuro, você queira que o conteúdo publicado no seu blog seja aprovado pelo Estado. Ahh, estou exagerando? Será? Se todos ficarmos calados... quem sabe! Lembre-se, a repressão começa sempre de um jeito sorrateiro e velado, até que vai ganhando proporções e, quando você se dá conta, já era.

E aí, vai ficar calado? Vai amarelar? Se sentiu incomodado com o artigo? Que bom, já é um começo!!!
_________________________________________________________________________________

Sobre o autor: Priscila Fago é nerd, blogueira e trabalha no Poder Judiciário. Formada em administração de empresas, é apaixonada por informática e tecnologia. Twitter l Google Plus l Facebook l

0 Comentários:

Postar um comentário

COMENTE AQUI!!!

Top Ad 728x90