Top Ad 728x90

ANUNCIE AQUI

TV ITIÚBA

18 de janeiro de 2017

, ,

Açude do Dnocs em Itiúba garante abastecimento emergencial para Santaluz e Queimadas

Foto: Reprodução
Atualmente, as águas do açude atendem a cidade de Itiúba e está com mais de 80% da capacidade de armazenamento

O Açude de Jacurici, em Itiúba, no Distrito de Rômulo Campos, e que se encontra com mais de 80% de sua capacidade de armazenamento, vai passar a abastecer emergencialmente os municípios de Queimadas e Santaluz a partir desta quarta-feira, 18. A cessão do uso das águas do Açude de Jacurici para a dessedentação humana e animal, será assinada em ato que contará com a presença do coordenador regional do DNOCS na Bahia, Heraldo Rocha e representantes da Embasa.
A barragem do Açude Jacurici está implantada no rio Jacurici, a 32 km da sua confluência com
o rio ltapicuru e a 18 km a nordeste da cidade de ltiúba | Foto: Raimundo Mascarenhas
“Este é um momento importante e mostra a importância do Dnocs para o nordeste brasileiro. As cidades de Queimadas e Santaluz eram abastecidas pela Barragem da Leste, no leito do Rio Itapicuru, que serve para atender mais de 70 mil pessoas que moram nas duas cidades e que, devido a estiagem, encontra-se no seu ponto mais crítico para captação de água. O Dnocs vai ceder as águas do Açude de Jacurici, emergencialmente, para atender a estas cidades que estão passando por dificuldades”, explicou Rocha.

Heraldo Rocha vai abrir as comportas
para atender Santaluz e Queimadas
Atualmente, as águas do açude atendem a cidade de Itiúba e está com mais de 80% da capacidade de armazenamento. O açude é uma grande obra de engenharia do DNOCS, com a barragem a 18 Km da sede. Tem uma superfície de 1.974 ha e acumula um volume de 146.819.000 m³/s, sendo 1/1.000.000m³ de reserva intangível, sendo que oferece um potencial hídrico para irrigar cerca de 2.000 ha. A barragem do Açude de Jacurici está implantada no rio Jacurici, a 32 km da confluência com o rio ltapicuru. A solenidade de abertura das comporta do açude de Jacurici pelo coordenador Heraldo Rocha acontece às 11h30.

Piscicultura – Na oportunidade, o coordenador do Dnocs Heraldo Rocha visita a Estação de Piscicultura Oceano Atlântico Linhares, em Itiúba, localizada no Perímetro do Açude de Jacurici. Sua criação tem, como principal objetivo, a produção de alevinos para o peixamento de açudes públicos administrados pelo Dnocs a fim de garantir o sustento de populações ribeirinhas. Sua capacidade de produção é de 10 milhões de alevinos mês, porém, com a estiagem e a seca que atinge as barragens, sua produção hoje atinge apenas 10% deste total.

Por Aloisio Araújo Junior

0 Comentários:

Postar um comentário

COMENTE AQUI!!!

Top Ad 728x90