UNEB em Senhor do Bonfim firma parceria com o 1º Encontro de Sanfoneiros da região

O Departamento de Educação (DEDC) da UNEB em Senhor do Bonfim firmou parceira com o 1º Encontro de Sanfoneiros da Região, que através dos ritmos xote, forró e baião objetiva resgatar as tradições bonfineneses, fortalecendo a identidade territorial. A parceria foi instituída na tarde de ontem (27) em reunião que contou com a presença da diretora do DEDC, Suzzana Alice Lima; o coordenador do colegiado de Teatro, Reginaldo Carvalho; o assessor da direção, Jairo Sá; e o idealizador e organizador do Encontro de Sanfoneiros, Jailson Oliveira.
O 1º Encontro de Sanfoneiros de Senhor do Bonfim e Região acontecerá nos dias 25 e 26 de maio e contará com diversas atrações entre shows dos sanfoneiros, apresentação de quadrilha junina, samba de lata, banda de pífano, alvorada, missa aos sanfoneiros, feira de artesanato, e muito mais. A UNEB estará presente na construção desse processo, e também das prévias que acontecerão em alguns bairros da cidade.
De acordo com o organizador do evento, Jailson Oliveira a ideia inicial era realizar o encontro na calçada de um estabelecimento, no entanto, com o interesse e várias parcerias que estão sendo firmadas, o evento cresceu.  E destacou que, “A participação e compromisso da UNEB na realização desse encontro irá contribuir para fortalecermos o reconhecimento de Senhor do Bonfim como a Capital Baiana do Forró”.

A universidade tem como uma de suas responsabilidades a preservação da cultura, de modo a não deixar que as atividades culturais que fazem parte da identidade de um povo desapareçam. Sendo assim, o DEDC, Campus VII da UNEB estabeleceu essa parceria almejando beneficiar a cultura local. “Estamos entusiasmados em participar desse projeto enquanto universidade, pois é nosso papel político e social contribuir com a história do nosso município, reforçando as memórias que trazem a sanfona e o forró, marcas de identidade do povo bonfinense”, ressaltou Suzzana.

Com informações do site http://ivansilvanoticia.com.br/