ITIUBA ENTRA PRA HISTORIA COMO O ÚNICO MUNICÍPIO DA MICRO REGIÃO A GANHAR UM ATERRO SANITÁRIO.


O radialista Edmilson Alves foi convidado pelo prefeito de Itiúba, Silvano Santos(Banga) e também pelo engenheiro técnico, responsável pela empresa GRUPO EXA, Dr Luiz Eduardo Pereira de Carvalho, para conhecer as instalações do ATERRO SANITÁRIO no município.

O município de Itiúba, antes da implantação do Aterro Sanitário, não possuía um local adequado para a disposição de resíduos sólidos urbano(Lixo). A cidade utilizava-se de depósitos de lixos(LIXÕES). Em 20 anos nenhum gestor se preocupou com um local adequado para esses LIXÕES, muitos lembram das grandes manifestações e protestos que aconteceram entre moradores da rua da Piaba, moradores do povoado de Fechado e moradores do povoado de Varzinha, que não queriam lixos nas suas localidades.

Tudo isso caiu na gestão do prefeito Banga, que sensibilizado com a situação contactou com uma empresa técnica responsável para estudos no município para implantar um Aterro Sanitário.

No dia 26 de dezembro deste iniciou-se a operação do Aterro Sanitário, que fica localizado na estrada de Bela Vista de Covas(Fazenda Ouricuri torto) de propriedade da empresa GRUPO EXA.

Os resíduos sólidos(lixo) que encontra-se ao lado do inacabado Matadouro, está sendo transferido para o Aterro Sanitário.(ver fotos)

Para a escolha deste local o GRUPO EXA, fundamentou-se em estudos preliminares e normas operacionais, certificou-se que a confinação dos resíduos sólidos seria segura em termos de controle da poluição ambientam e proteção ambiental.
A imagem pode conter: nuvem, céu, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: céu, árvore, campo de beisebol, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Matéria: Edmilson Alves - Radialista DRT 5363/BA.