‘É com um imenso orgulho que agradeço essa missão’, comenta Rui Costa depois de anunciado como futuro ministro da Casa Civil

Por g1 BA

O governador Rui Costa (PT) utilizou suas redes sociais, nesta sexta-feira (9), para agradecer ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela indicação para comandar a Casa Civil a partir do próximo ano. Além dele, foram apresentados outros quatro futuros ministros.

“É com um imenso orgulho que agradeço essa missão. Sei da minha responsabilidade e vou trabalhar como jamais trabalhei na minha vida para devolver o protagonismo do Brasil”, comentou no Twitter.

Prestes a encerrar seu segundo mandato como líder do Executivo estadual na Bahia, Rui Costa não disputou as eleições deste ano por conta das articulações políticas da coligação do PT no estado.

Ele é bastante ligado ao senador Jaques Wagner (PT-BA), um dos principais aliados de Lula que, nas últimas semanas, também vem sendo apontado como possível ministro.


Nascido em Salvador e formado em economia, Rui Costa cumpriu dois mandados como governador da Bahia, entre os anos de 2015 e 2022. De acordo com o levantamento do Ipec, divulgado em outubro deste ano, 40% dos 1.504 ouvidos consideraram sua gestão ótima ou boa; 23% classificaram como ruim ou péssima; e 32% acreditavam que a gestão era regular.

Antes de assumir o governo da Bahia, Rui Costa tinha vida política ativa no estado desde a década de 80, quando começou a frequentar assembleias de trabalhadores do Polo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Com 22 anos, foi um dos líderes da greve que paralisou o Polo.

Rui também foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química, Petroquímica, Plástica, Farmacêutica do Estado da Bahia (Sindiquímica), e participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), no qual é filiado até hoje.

Em 2000, ele venceu o primeiro pleito a vereador da capital baiana e foi reeleito em 2004.

Em 2007, Rui entrou no governo de Jaques Wagner como Secretário de Relações Institucionais, mas deixou o cargo em 2010 para ser deputado federal. Em 2012, se licenciou do cargo para assumir o cargo do Secretário-Chefe da Casa Civil da Bahia, no segundo mandado de Jaques Wagner.