Agora é a vez delas: Silvania, Vilma e Eliete colocam pela primeira vez a mulher no poder em seus municípios

No Brasil, o número de mulheres que venceram as disputas para prefeituras no último domingo (15) já supera o total de ocupações femininas para o cargo na eleição passada, no território nacional 12,2% das lideranças dos municípios serão exercidas por mulheres, em nossa região não será diferente, Monte Santo, Cansanção e Nordestina, na região norte da Bahia, terão pela primeira vez na história uma mulher ocupando o cargo de autoridade máxima do município.

Em Monte Santo, Silvania Matos (PSB) travou uma verdadeira batalha contra o atual prefeito Vando (PSC), que é considerado por muitos como um dos maiores líderes políticos da história do município. Silvania acabou superando o adversário vencendo com 2.036 votos de frente, ela obteve 16.922 e ele 14.886.

Em Cansanção, Vilma Gomes (DEM) enfrentou todas as adversidades para vencer de forma incontestável o ex-prefeito Ari de Almerindo (PT), ela obtendo 12.082 votos contra 10.018 do rival que 24 horas antes da eleição divulgou uma pesquisa que o colocava como eleito.

Eliete de Ito (PSD) também fez bonito em Nordestina, escolhida em cima da hora como candidata de oposição no município, ela derrotou com maestria o prefeito e candidato a reeleição Dr. Erivaldo (PSB) obtendo 4.359 votos contra 3.422 do rival.

   Silvania (Monte Santo)           Vilma (Cansanção)              Eliete (Nordestina)

Há anos ocorrem constantes apelos pedindo uma maior participação das mulheres na política regional, historicamente os três municípios vizinhos que sempre foram governados por homens, ganharão a partir do dia 1º de Janeiro de 2021 três mulheres no poder de uma única vez. No passado as mulheres não exerciam o direito ao voto, o que passou a ocorrer apenas na década de 1930, ao longo dos anos, mesmo que de forma tardia e a passos lentos, elas foram ocupando cada vez mais espaço e hoje caminham a passos largos para ocuparem o espaço que merecem na política nacional.

Esperamos que as novas prefeitas eleitas honrem cada voto recebido e que usem a força da mulher para governar com muita maestria os seus respectivos municípios.

COMPARTILHADO DE: https://www.portaldenoticias.net/agora-e-a-vez-delas-silvania-vilma-e-eliete-colocam-pela-primeira-vez-a-mulher-no-poder-em-seus-municipios/