Pré-candidato a prefeito de Nova Soure assassinado gravou vídeo relatando ameaças


Um dia antes de ser assassinado, o presidente da Associação Viver Dignamente, Estevão da Costa Rodrigues, filiado ao PSOL e pré-candidato à prefeitura de Nova Soure, gravou um vídeo onde relata ameaças. O crime aconteceu na última quinta-feira (15/06), em via pública.

A vítima recebeu um tiro na boca e os autores fugiram em uma moto. Há indicativo de motivação política devido a sua luta e atuação denunciando grupos de extermínio na região.No dia 24 de maio, o homem de 40 anos reuniu-se virtualmente com o deputado estadual Hilton Coelho e relatou a situação de violência na cidade. Após 20 dias, foi executado. Além disso, um dia antes, ele gravou um vídeo falando sobre as ameaças que estava recebendo.

O deputado Hilton relatou em pronunciamento na ALBa que o colega “vinha dialogando internamente no partido e com a sociedade da região a sua possível pré-candidatura para o cargo de prefeito de sua cidade”.

A linha política adotada por Estevão, acrescenta o parlamentar, “era a de denunciar os desmandos, opressões e omissões das autoridades públicas de Nova Soure. Possuía grande presença nas redes sociais, tendo mais de 23 mil seguidores no Instagram, onde postava vídeos sobre a realidade dos novassourense e região. A preocupação com a coisa pública e com a melhoria das precárias condições de saúde, de moradia, o descaso com a cultura e outros problemas que afligem os moradores da sede e dos povoados do município eram os temas fundamentais de seus vídeos”.

Hilton aponta que como militante dos Direitos Humanos, Estevão Rodrigues denunciou uma série de homicídios que tem acontecido em Nova Soure e região desde 2018, afirmando que estaria sendo aplicada a pena de morte na cidade. O vídeo teve ampla repercussão e apoio dos moradores, o que teria desagradado muita gente, sendo tal gravação apontada por muitos como o evento que culminou com a sentença de morte de Estevão.

Estevão foi convocado à Delegacia Territorial de Nova Soure para interrogatório, em 24 de maio de 2023, tendo afirmando que sofria ameaças de morte.

Com informações de: Informebaiano.com.br