Mudanças de regras nas eleições municipais podem interferir em dinâmica da votação

Foto: TSE/Reprodução

Neste ano, as eleições municipais terão novas regras que podem interferir na dinâmica da votação em alguns municípios. Entre essas alterações estão a presença das federações partidárias, a definição de um limite para o número de candidaturas para vereador e a realização de consultas populares. Esta será a primeira vez que as federações partidárias estarão presentes em uma eleição municipal. Dessa forma, partidos federados não podem lançar candidatos concorrentes na mesma eleição.

No que se refere à delimitação do número de candidatos por partido, estes deverão ser equivalentes ao número total de vereadores da Câmara, mais um. Ou seja, o total de candidaturas deve ser de 100% + 1 das vagas a preencher na Câmara dos Vereadores. Antes, o número máximo chegava de 150% a 200%.

Em Itiúba-BA, os partidos e as federações poderão apresentar até 14 candidatos a vereador. Não esquecendo que, obrigatoriamente, deverá ser obedecida a cota de gênero, que é de 30%.

Diferentemente das eleições de 2020, agora em 2024 a distribuição das “sobras” requer que os partidos alcancem 80% do quociente eleitoral e tenham recebido pelo menos 20% desse quociente em votos. Por fim, foi aprovada a determinação que libera o uso do Pix para fazer doação de recursos às campanhas políticas, com a condição de que a chave do candidato seja o CPF.

Adaptação do Blog do Carlos Brito